O Red Crystal (Caridina cantonensis) é originário da China. Os exemplares selvagens possuem listras pretas e brancas sobre fundo âmbar e são chamados de Bumble Bee.
A variedade vermelha e branca foi obtida através de seleção genética no Japão, a partir de alguns individuos que apresentaram esta mutação. Aprimorando a fixação das listras brancas, foram se obtendo graduações (grades). Atualmente outras variedade de cor foram obtidas, todas por trabalho genético.
Vou tratar agora da manutenção básica dos Red Crystals. São totalmente indefesos e, portanto, só poderão coabitar aquários com espécies também pacíficas. Neons, Ráboras, Lamp Eyes, Caramujos e pequenos Tetras pacíficos viverão bem junto aos Reds, sem molestá-los. Não são animais tropicais e, portanto, apreciam temperaturas mais baixas. O ideal é mantê-los entre 23ºC e 26ºC, acima disto podem ocorrer perdas. Temperaturas inferiores a 18ºC também são nocivas. Por serem produtos de cruzamentos consanguíneos, são mais delicados que os selvagens. Sua tolerância à amônia e nitrito é muito pequena. O aquário de Red Crystals precisa estar "redondo" com níveis nestes elementos, o mais baixo possíveis.
Manter o ph neutro/ácido, evita acidentes, já que a amônia é mais tóxica em meio alcalino. Já o nitrito, apresenta sempre alto grau de toxidade. Então, boa filtragem biológica é primordial. Nas manutenções do aquario já ciclado, as TPAS (trocas parciais de água) acabam por retitirar o nitrato e trazer água "nova" para os camarões.
Atenção aos traços de Cobre na água. Este elemento é tóxico para todos os invertebrados.
YAG
Nenhum comentário:
Postar um comentário